terça-feira, 1 de novembro de 2011

Defina motivação

Você compra um ingresso para ir a um festival cultural de sua cidade. Sentado em sua cadeira almofadada e equilibrando um pacote de pipocas e o refrigerante, assiste às diversas apresentações – aquele grupo de dança incrivelmente sincronizado e com uma coreografia impactante; a encenação de uma turma de adolescentes, que supera muitos filmes prestigiados; a voz poderosa da cantora lírica com uma flor gigante na cabeça. Saindo do festival, você deita para dormir com a sensação de estar renovado. Com vontade de fazer algo fora da rotina, algo bem feito, que, após muito esforço, consiga reconhecimento. Parabéns, meu amigo, você está sentindo-se MOTIVADO.

Motivação é aquele sentimento de gana, que te impulsiona a fazer coisas que normalmente não faria. Isso porque, raramente a motivação surge do nada. A motivação normalmente surge quando você sabe que vai ter uma recompensa de milhões de dólares e uma viagem para Sydney. Ou quando você sabe que será severamente punido com sessões de tortura, canibalismo forçado e privação de sono caso não realize uma determinada tarefa. Ou quando você assiste a um festival de cultura, testemunhando verdadeiros talentos, e percebe que até hoje nunca fez nada da vida além de escrever textos para um blog de definições.

Como se pode observar entre os exemplos, nem sempre uma motivação é positiva. Nunca se sabe quantas das bailarinas que dançam Giselle com sorrisos brancos e uma leveza incomum estão ali por paixão pela dança, ao invés de serem forçadas por suas mães frustradas. Também não é agradável sentir-se motivado a raciocinar e escolher entre o fio vermelho e o azul qual será cortado para desativar a bomba que está marcada para explodir em cinco segundos.

Apesar de tudo, motivação leva pessoas ao topo, quando se faz algo com vontade e dedicação. Afinal, não foi um joelho rompido e esfarelado que impediu a ginasta Shawn Johnson de competir no Panamericano. Nem uma surdez parcial impediu Beethoven de compor. Muito menos deformações físicas impediram Aleijadinho de esculpir. Por isso, mesmo que certa ideia seja absurda, devemos colocá-la em prática, se nos agrada e nos sentimos motivados. Nunca sabemos onde podemos chegar, e o quanto podemos ganhar com isso.

Sendo assim, tenha em mente que devemos pensar grande, e não nos restringirmos a metas pequenas. Por isso, meu novo objetivo é escrever um dicionário.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário