quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Defina atraso

Ah, férias de julho. Eu, uma inocente criancinha, brincando com meu amiguinhos, de fazer quadrilha. Eu sempre dançava com uma menina, mas não tinha problema. E eu sempre era o homem do par, mas isso também não tinha problema. Podia me divertir o quanto quisesse. Mamãe estava do outro lado da rua, almoçando com os amigos, e eu estava ali, caminhando e cantando e seguindo a canção, alegre e saltitante. Sabia que de cinco em cinco minutos eu deveria olhar no relógio para chegar no horário marcado no restaurante e almoçar. Meia hora. Meia hora, eu prometi, iria só dar um pulinho na casa das meninas ali na mesma rua e voltaria a tempo.
Acabando a dança, fui olhar no relógio.

14:58

...

Wait... WHAT???

Minha mente infantil, povoada com pôneis e fadas, era porém, já naquela época, capaz de fotografar e gravar na memória qualquer coisa que eu quisesse me lembrar a qualquer momento. E naquele momento em especial, me lembrava muito bem que a última vez em que havia conferido a hora, os ponteiros marcavam pontualmente 14:00. Ou seja, UMA HORA atrás.
O toque da balsa das 15:00 soou ao longe, para meu desespero. Saí correndo sem dar maiores explicações aos amiguinhos presentes.
Nem mal me aproximei do restaurante onde estavam minha mãe e seus amigos, já sentia uma aura muito negra por vir. Reduzi o passo, e caminhando mansamente, com a cara mais deslavada do mundo, cheguei na mesa deles.

Fiquei sem almoçar naquele dia. Além de receber o maior sermão da minha vida, adivinhem, sobre atraso. E por isso sua definição nunca mais saiu de minha mente privilegiada e turbulenta.

E quanto a você, caro leitor? Defina atraso.

Um atraso propriamente dito pode causar diversas consequências em indivíduos. Alívio, raiva, frustração (vide segundo post), ansiedade, olheiras, tensão, treme-treme, quebra de copos, privação de almoço, sermões traumáticos e etc. Existem graus de gravidade de um atraso dependendo da situação. Se você se atrasar dois minutos para chegar a uma apresentação de teatro, por exemplo, eu diria que não faz diferença alguma. Inclusive, deveria ter se atrasado mais, para poupar sua paciência de esperar mais uma eternidade. Porém, se você se atrasar dois minutos para comprar a entrada para uma peça de teatro famosa, faz toda a diferença.

Se você se atrasa 58 minutos para ir almoçar com os amigos de sua mãe, “as conseqüências jamais serão as mesmas”. E se você se atrasa 58 minutos para ir à praia no Réveillon, você ainda tem dois minutos para fazer suas promessas e ainda assistir os fogos.

Atrasos também podem ser propositais, como por exemplo quando perdemos a hora “sem querer” para chegar na segunda aula. Mas, no final das contas, não é recomendável em nenhuma situação chegar atrasado, seja para perder aula, perder vôo, perder almoço, perder a vida (hein), e tudo mais. Chegar no horário lhe dá pontos de confiança e nerdice, que serão bons para seu sucesso mais tarde.

Entendeu? Não?
Fontes: Sermão traumático da infância.
A segunda fonte mais confiável é o dicionário. E a terceira fonte mais confiável e assustadora é a experiência própria. Cuidem-se, e até a próxima.


PS.: Refêrencia: “consequences will never be the same” - video “You Dun Goofed”… é, nem queira saber…

PPS: Desculpem pelo atraso de… er… dois meses no blog. É, é ainda pior que 58 minutos, mas ninguém aqui vai me dar um sermão, né? Né? Né?
Ei, espera, o que você está fazen...

Nenhum comentário:

Postar um comentário