quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Defina frustração

Você chega em casa. Abre a porta do meu quarto e começa a me contar como foi o seu dia. Diz que havia se preparado para o amigo secreto de fim de ano que teve na escola, e tinha comprado um presente superlegal para a pessoa que sorteou. Que, aliás, ficou muito feliz. Mas na hora que VOCÊ foi receber seu presente, embrulhado em papel chique, com lacinhos, uma caixa grande, era na verdade um par de meias (extremamente parecido com situações de aniversário).
Aí você me diz que se sentiu frustrado.

MAS HEIN????

Agora defina frustração.

Meu filho, frustração é o que você sente quando seu primo promete que vem te visitar, mas chega o dia e ele diz que vai para o Hopi Hari. E é lógico, não te convida. Frustração é quando você dá uma festa de aniversário e ninguém aparece (horrivelmente triste). Frustração é quando você pede o álbum de figurinhas dos Teletubbies para seu pai e não ganha nada. Porque nunca existiu álbum de figurinhas dos Teletubbies, dã.
A frustração é o repulsivo sentimento após a expectativa de algo que não aconteceu. Não confundir com suas variantes decepção e... raiva.
Não me venha dizer que ficou frustrado porque ganhou um par de meias do amigo secreto. Isso seria uma decepção, na verdade. E claro, na sequência, deve sentir raiva também, e jogar o par de meias na cara do infeliz. Frustração eu diria que é algo mais marcante. Algo que vai te atormentar por pelo menos três dias insones. Afinal, você sempre quis ter um álbum de figurinhas dos Teletubbies, poxa. E também há graus de frustração, sabe. Você se sente ligeiramente frustrado quando não recebe um elogio da professora por ter feito toda a lição de casa. Você se sente consideravelmente frustrado quando não recebe nenhum recado de feliz aniversário no Orkut. E você se sente muito frustrado quando não ganha a promoção da viagem para o Caribe promovida por alguma marca de bolacha.

Agora, você raramente atingirá o grau máximo de frustração. Um ser humano só poderá dizer que com certeza já se sentiu verdadeiramente frustrado após atingir esse grau. E esse grau, meu amigo, você só alcança em uma única situação. NUNCA, NUNCA mais será a mesma pessoa. Isso porque, NUNCA NUNCA alguém poderá se sentir tão frustrado como quando acabar de ler o conto “O Ladrão de Vida e Morte”, de Malba Tahan. Meus pêsames, caro colega de insônia, se já leu o tal conto. É o tipo de situação que te faz virar escritor de fanfic para poder terminar a história de outro jeito. Desde o dia em que li “O Ladrão de Vida e Morte”, só leio novos contos a começar do final. Que não tem graça, não tem mesmo. Mas quer saber? Evita a frustração, danos psicológicos, olheiras e falta de apetite. Dos males, o menor.

Entendeu? Se não captou a definição, a segunda fonte mais confiável é o dicionário. Bom proveito, e até a próxima.

PS.: Link para o conto “O Ladrão de Vida e Morte”. Não vou ser a única a me ferrar, não mesmo: http://www.quemtemsedevenha.com.br/ladrao_de_vida_e_morte.htm

PPS.: Se eu estiver errada, me corrijam. Mas tenho quase certeza de que realmente nunca lançaram um álbum de figurinhas dos Teletubbies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário